colunista do impresso

Oração para o tempo da quaresma

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Quaresma é tempo de reflexão e recolhimento...

Senhor, quero recolher-me ao meu interior, à minha intimidade, estar a sós, encontrar-me, redescobrir minha identidade.

Quaresma é tempo de silêncio, de parar, de ouvir, de compreender...

Senhor, permita-me silenciar, calar-me para escutar-te, para ouvir aquilo que só o silêncio é capaz de revelar.

Quaresma é tempo de renovar, refazer e criar...

Senhor, concede-me a valentia e a coragem de renovar meus conceitos, atualizar minha postura, refazer meus projetos, reinventar um novo modo de servir e viver sem jamais abandonar a verdade e os verdadeiros valores de minha infância.

Quaresma é tempo de mudar, acolher e ousar...

Senhor, que eu não tenha medo de mudar o que não serve para este tempo, o ultrapassado e arcaico; que eu não tenha medo de deixar o que é fácil, o cômodo, o lugar comum, a rotina e a mediocridade.

Quaresma é tempo de esquecer do que não grada a Deus, de distanciar-se da planície...

Senhor, dá-me a disposição e a serenidade para distanciar-me do egoísmo, do orgulho, da preguiça e de todo o preconceito e, ao mesmo tempo, dá-me forças para esquecer as injustiças, as críticas, os dissabores e as desilusões...

Quaresma é tempo para renascer, reencontrar e assumir...

Senhor, que eu tenha a alegria, a disposição e a vontade de renascer para o novo, para o desafiador, para o diferente, para o verdadeiro, para o justo; que eu tenha a alegria de reencontrar e assumir o outro como irmão, como amigo e parceiro na construção da justiça e da paz.

Quaresma é tempo de sonhar sem medo...

Senhor, desperta em mim os sonhos mais profundos de um mundo sem violência, sem ódio, sem discriminações, sem preconceitos de qualquer tipo.

Quaresma é tempo de sair, de correr de buscar...

Senhor, que não me falte coragem, nem ousadia de sair de mim mesmo para ir além do material, do palpável, mensurável, do tempo e do espaço e dá-me a ousadia de buscar o infinito, o eterno e perene.

Quaresma é tempo de amor generoso e altruísta...

Senhor, suscita em mim a força do amor generoso que sai do túmulo, que remove a pedra do egoísmo, da indiferença, da frieza e da covardia sem perder a simplicidade e a ternura das crianças.

Quaresma é tempo de viver e reviver...

Senhor, que eu possa viver e reviver com saudade e nostalgia os tempos da infância, os momentos eternos vividos no aconchego do lar, as doces palavras nascidas dos lábios dos pais, dos avós e dos amigos.

Quaresma é tempo de mistério, de deslumbramento e de encanto...

Senhor, que as palavras, que os gestos e atitudes do Mestre da vida e da história que carregam o mistério da vida, que desafiam a inteligência, encontrem espaço e acolhida mesmo sem explicação e justificativas.

Quaresma é tempo de fé e de esperança...

Senhor, que nesta quaresma eu possa abrir-me ao dom da fé, inclinar-me diante do inexplicável e assumir com esperança todos os dias que amanhecem. Amém!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cada coisa ao seu tempo Anterior

Cada coisa ao seu tempo

Em tempos de peste Próximo

Em tempos de peste

Colunistas do Impresso